quarta-feira, 1 de outubro de 2008

AMANDO A INTIMIDADE DIVINA


É indiscutível o tempo em que vivemos: tempo da intimidade com Deus, da geração levítica e adoradora. Porém é com certo espanto que vemos um número cada vez maior de pessoas que se dispõem, atualmente, a enquadrar-se na conhecida leva dos “ministros de louvor”. Parece-me que se tornou “moda” ser chamado adorador, e convidar a igreja à sala do trono.
A crescente onda levítica só faz aumentar ainda mais a quantidade dos que se autodenominam “levitas do Senhor”. É como se qualquer um que conduza o louvor da igreja pudesse ser considerado adorador. Longe de mim, julgar alguém, mas falo com a confiança que me dá o Senhor Jesus de que não existe ministério de louvor ou pregação sem que haja uma vida devocional a Deus.
O filão comercial instiga essa situação. O retorno financeiro que tal estilo tem proporcionado recentemente aos seus produtores e intérpretes tem aumentado a demanda e a procura por CDs considerados do estilo “adoração”. A procura por estes trabalhos provém de uma geração sedenta por Deus e por tudo que Ele proporciona quando estamos em Sua presença. E intimidade, toques profundos, relacionamento sem barganhas, vida reta e íntegra diante do Pai é o que almeja o homem dessa geração.
Achava-se que este homem, dotado de informações provenientes de todos os lados, não seria vazio e não acharia necessidade em buscar um ‘deus’. Mas a margem de erro para previsões como esta vem crescendo a cada dia. A igreja tem buscado essa intimidade, esse relacionamento, essa vivência de amizade, como Abraão, chamado “amigo de Deus”. E é nessa carência que encontramos a necessidade de artifícios que nos façam, ao menos, parecermos juntos e próximos ao Senhor.
A adoração como estilo de vida difere desta procura inconsciente. Segundo muitos pensadores, cristãos ou não, o mal deste século seria a inexistência do amor, o amor para o próximo. E falar de adoração, da verdadeira adoração a Deus, conduz-nos à agregação ao mais excelente dos sentimentos como principal motivo e razão de busca e procura sedenta por Deus. É causa e conseqüência: amar e adorar, viver e presenciar Deus nos mínimos detalhes da nossa existência.
Como em Cantares de Salomão, em que o noivo declara a sua necessidade pela noiva, e em palavras intimistas revela como o Cristo sente-se atraído pela sua igreja, podemos expor o mais significativo exemplo de profunda e reta adoração. É uma “atração fatal”, e os que vivenciam essa expressão desfrutam uma vida de banquete ante a presença de Deus. “Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte em mim era o amor”.
Não busquemos essa atração pela moda, pela “onda”, mas pelo sentido vivo de comunhão com o anfitrião da sala do banquete. Não por um cristianismo barato, mas pelo simples e puro evangelho, no qual adorar a Deus é por entre nossos olhos, beijá-lo e senti-lo como a primavera que vem depois de um inverno incessante. Ele vem, e convida a noiva a ver as flores na terra e a cantar, pois o tempo chegou – há tempos – e a hora é essa, em que o Pai procura os verdadeiros adoradores que O adorem em espírito e em verdade.

22 comentários:

Davy klaus disse...

Oi Elaine...
Que DEUS te abençoe sempre viu..
Seu BLOG esta lindo....
Sou seu FÃ....
BEIJOOO

Davy Klaus.

Unknown disse...

UAU Elaine!!! Eu tive o prazer de conhecer o seu talento musical, e o seu talento ministerial, mas nunca tive a grata oportunidade de conhecer seu talento literário... Vc escreve muuuuito bem, e esse elogio não vem de um leigo, mas de um profissional da área, viu? Concordo plenamente com o que vc postou e realmente é lamentável ver hoje muitos se deixarem levar pelo modismo da adoração. São aventureiros, vendedores de Cd e até cantores de variados estilos migrando para o "estilo adoração" e isso é lamentável, fico imaginando se nós que adoramos à Deus na essência já nos sentimos assim, quanto mais o dono de toda essência o que pensa disso???
Continue nessa força Elaine, que Deus possa te usar não só nos pulpitos, mas no blog, no Cd e em todas situações...
Teu amigo,
SAULO FERREIRA

Dâmares S. de Paula disse...

Amando a intimidade Divina...Isso é lindo!
Amar a intimidade Divina não é privilégio de todos, digo isto porque para muitos a maior importância é ter fama , status...mas , ainda existem pessoas como você "Elaine Castro" que se preocupa em devolver o melhor para Deus. Desejo que todas as pessoas que passem por aqui , possam como eu, refletir a cada instante naquilo que estamos verdadeiramente procurando...Deus não necessita de povão...Ele procura adoradores que amam a obra e tem intimidade com Ele. Muitos esperam por um momento que nunca chegará,e assim nunca conhecerão verdadeiramente o Pai!

Pr Eli Vilela disse...

Minha amada filha, seu blog ficou lindo e maravilhoso. Quanto ao texto está excelente, pois verdadeiramente Deus tem procurado verdadeiros adoradores. Adoradores que O adorem em Espírito e em Verdade. E hoje, muitos estão confundindos essa visão, o que ser adorador. Não apenas, ser ministro de louvor, não apenas ser um levita, não apenas ser um cantor, não apenas lançar um CD,não apenas ser mais um, mas ser o adorador que rasga o coração para entrar na presença de Deus, tendo os ombros ungidos para levar a Arca do Senhor. É esse adorador que o Senhor ta procurando e você minha filha tem procurado estar nesta posição, fazendo de sua vida uma vida de entrega e de adoração ao Senhor, carregando a Glória do Senhor e mostrando-A ao mundo sem fim...Continue, não pares, siga em frente, haja o que houver, venha de onde vier, mas saiba, Deus está contigo por onde quer que andares. Deus te abençoe sempre.
Beijos..
Seu pai que muito a ama.

Michelle Dy Souza disse...

Pow, isso que vc falou é sério!!! Há uma necessidade de que os que realmente são adoradores se manifestem nestes tempos, sem interesses próprios, amando a Cristo simplesmente pelo que Ele é, não pelo que Ele pode fazer, ou pelo que pode dar! Vivemos numa geração que não dá mais distinguir quem é joio e quem é trigo. Mas Deus sonda os corações, sabe o que vamos pensar antes de cogitarmos um pensamento. "Como não ser sincero com Deus?" Ele nos conhece e sabe distinguir quem o adora e quem tem status de que o adora. Vc foi muito abençoada, Elaine, ao fazer este comentário.
Grande beijo...

Michelle dy Souza

Ju A. disse...

Gostei do blog, e de tudo o que vc escreveu, é realmente tudo verdade, e infelizmente é o q ta acontecendo, mas tenho ctz que Deus sabe e recebe bem os que são realmente adoradores, e é isso que me consola... =)
Que Deus continue te abençoando...
...e vc escreve muito bem! parabéns! =D
Beijos da cunhada...

Sendy Sena disse...

Eita varoa valoroza!!!rs
Sao poucos que encaram a responsabilidade de levar com ousadia e sinceridade aquilo que o Pai confiou!!!E assim como Davi,vc tem entendido a sua missão!!!
Amei o texto!!!palavras de quem se dispoe em ter os ombros ungidos!!!E q se preocupa com quem nao entende ate q ponto tem q ir a semeadura!!!
Ahhh se todos entendessem a obra que o Pai tem aqui na terra!!!guardaria toda semente clara ou em forma de parabola que Ele lançou aqui na terra e sairia semeando antes de Sua volta!!!
Que o Senhor continue te abençoando,e que a cada dia você possa ver os frutos das sementes regadas pelo espirito santo ,que é o que habita em nós!!!

beijos

Sendoka :)

Mísi Lenne disse...

Oi amiga! Cheguei... Eu amo quando vc está por perto, porque o resultado é sempre muito bom. As coisas que conversamos, as idéias que trocamos... Gosto de ver a sua convicção sobre o teu chamado. Isso me inspira, sempre aprendo muito com vc. Até hoje ficou gravada em mim, aquela conversa que tivemos no carro, sobre esse assunto, onde vc disse que adoração não é estilo musical, mas sim a nossa vida tem que ser uma eterna adoração a Deus. Tem que ser um estilo de vida, e isso, engloba tudo. Com certeza adoração não se resume num punhado de palavras, só pra tentar impressionar os ouvintes. Não se restringe a somente dirigir palavras pra Deus, eu posso adorar falando sobre Ele, do que Ele é capaz e do que Ele faz... Amei nossa conversa naquele dia. Aprendi e sempre aprendo contigo. Que Deus te conserve sempre assim. E perdoe a sua amiga pelas fraquezas... Acredito que o Senhor te colocou em meu caminho, saiba que vc é uma bênção!!! Beijão da sua amiga Mísi.

neiver disse...

Oi Elaine...
Eu gostei muitu do blog, e o texto tá show,, a parte q eu axei mais importante, foi a parte em q vc falou do amor pelo próximo q está se acabando,, infelismente está msm, mais é a volta de Jesus que está as portas,, q possamos se preparar né? Te admiro d+++,, q nosso grande amigo Deus te abençoee muituuu
bjãooooooooooooooo

Jônatas Castro disse...

É Elaine... E enquanto isso, as pessoas ficam se prendendo a costumes e discutindo se um tem mais unção do que o outro. Esquecem da verdadeira finalidade do envagelho. Muito bom esse texto ae, minha irmã.
Continue assim! (Valeu o experiente né... rsrs)

Felipe Lewis disse...

Parabéns pelo Blog ta Celestial hehe!!!

Pra toda essa nova realidade que temos vivido , eu atento-me a este versículo.

" O que pode fazer a pessoa honesta quando as leis e os bons costumes são desprezados?"
O Senhor DEUS está no seu Santo Templo; o seu trono está no céu.
Ele vê todas as pessoas e sabem o que elas fazem.
(Sl 11:3,4 Linguagem de Hoje)


Bjos...

Unknown disse...

Adoreiiii...
Não são somente seus ombros que estão ungidos, claramente sua visão foi tocada pelo Espírito Santo de Deus.
Louvo a Deus por sua vida e pela graça que te alcançou te tornando uma pessoa tão especial,que se move,louva,se expressa pelo poder de Deus.
Continue sendo um veículo da vontade de Deus,transmita,distribua...grite, porque certamente, Ele te recompensará.
Amo a sua vida!

Unknown disse...

Oii Elaine, pazzz
gostei muito do seu blog, tanto na aparência quanto no conteúdo...
muito bom o que vc escreveu. Infelizmente é isso mesmo que vem acontecido, o "ministério de louvor" tem sido banalizado, em cada esquina se encontra um..é verdade...os valores estão sendo trocados, nesses últimos tempos o amor quase nao existe mais, há tanta hipocrisia, "estamos egolindo camelo nos engasgando com mosquito"..entende neh?!
mas é assim mesmo, nós já fomos alertados que seria assim... então, que nós possamos fazer a diferença, no nosso louvor,na nossa vida, no nosso caráter, pois o Senhor sonda o que há de mais profundo em nós, e que não nos deixemos nos abater...pois o melhor de Deus ainda está por vir...para aqueles que nEle esperam...
grande bjOmMMmm que Deus continue te abençoando e te mantendo íntegra e fiel em sua presença....
graça e PazZz..
by Giiiiiiiiiiiiiiii

Giovanna Borgh disse...

Eu particularmente penso que não há nada de mais em algum cantor não ser ministro (tratando do verdadeiro significado em ser um ministro e ter um ministério que serve à Deus)desde que assuma que é um cantor. Um cantor que canta o que diz o seu coração, um cantor gospel. Não há mal, há verdade. Ele não tem um ministério, vive da música, da arte, da verdade.
É lindo, não tem problemas em assumir. É melhor dizer que faz arte, como um ser-humano que vive em harmonia com Deus e desta forma, vive pela arte. Seu sustento vem de lá. Não algo de errado nisso.

É pior quando há hipocrisia onde dizem ter um ministério, onde acham que cantarolar por aí faz alguma diferença quando o seu coração e a sua intenção não frisa o próximo, e sim, a si mesmo.

Isso que não deve ser aceito.
Mas quem escolhe é o público.
O público que pode perceber os verdadeiros ministros que escutam.

na música secular, há sinceridade e os artistas cantam o que ronda seus coração, belíssimamente, com os dons que Deus os deu. E por mais que não sejam crentes, eu mesma oro para Deus agardecendo por tanto talento! E a comida, que vai entrar, eu decido se vou digerir. Pois a palavra mesmo diz, que nada que vem de fora pode contaminar o homem. Se gostamos de nos sentir "sábios", temos que agir como sábios.
“Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem”. Mc 7.15

Giovanna Borgh disse...

nossa, tem uns erros de plural cabulosos aí..rsrs, desculpe, fui escrevendo e fiquei com preguiça de corrigir...

me senti o Lula agora...

foi mal

neiver disse...

ESSE TEXTO É UMA VERDADE MSM,,
Q POSSAMOS REFLETIRRR NELE,, BJÃO ELAINEEEEEEEEE
PAZZZZZ

Anônimo disse...

Enfim...comentando!!! rsrs
Mto legal, Elaine!!!!Mandou bem, hein (como sempre)...
Destaques para "atração fatal" e para a célebre frase "O retorno financeiro que tal estilo tem proporcionado recentemente aos seus produtores... "
AMEM!!! EU RECEBO!!!!! hehehe
Brincadeirinha... Ta bem jóia num todo...
BJAUM!!!

Anônimo disse...

como é q vc disse mesmo??
"mil anos após..."
foi isso né!? rsrs

enfim... belo blog garota!
belo artigo!
parabéns!
Deus abençoe vc...
bjo

Anônimo disse...

Oi Elaine .É muito legal poder estar neste espaço.Com certeza vc , através dele será usada pelo Senhor para edificação de muitos.
certamente estarei entando sempre e opinando, trocando ideias, exponso nosso ponto de vista e nos enriquecendo a cada dia. Deus abençoe vc grandemente.\seu fâ Romeu.

Anônimo disse...

Linda amiga...como sempre, vc está escreveu maravilhosamente...
Este tema tem sido mt discutido realmente, pois o q tem surgido d "adoradores" não é brincadeira...
Bjãooooooooooooo de sua fã nº1...rs

simone enfermeira disse...

Q lindo Elaineeeeeeeee......Essa é a Serva do altissimo q conheço e agradeço a Deus por ter me dado oportuidade de conhecer alguem tão abençada,inteligente....aff...quanta sabedoria q vem do alto....te amo

Unknown disse...

Paz..
Vc é uma benção ..
muito legal seu blog ...
D-s te abençoe...
David MARX