terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Santidade? Precisamos ser sal.

Tenho pensado e discutido muito, mais precisamente há uns seis meses,  sobre a essência da santidade em nossa humanidade. Despertei-me pelo assunto em uma lição da EBD, que falava sobre o nosso papel na terra, o de sermos sal. Na classe que eu lecionava, apresentei o assunto com uma dinâmica e levantei questionamentos sobre o papel do sal.
Levei um pouquinho de sal em um potinho, e dois saquinhos de plástico com sal dentro deles. Coloquei água em um recipiente de vidro e fiz o primeiro experimento.
Peguei um dos saquinhos com sal e coloquei ao lado do recipiente com água. Perguntei à classe: "Aconteceu alguma coisa? O sal fez o quê?"
Depois peguei o outro saquinho e coloquei dentro do recipiente com água. (Sem furar o saquinho... apenas coloquei dentro). Perguntei de novo à turma.
Por último, peguei um pouco do sal, que estava no potinho, e coloquei dentro do recipiente com água e dei uma leve mexida.
Para concluir, finalmente, perguntei a eles qual dos três experimentos é o correto sobre o papel do "sal".
Tive diversas respostas. Me surpreendi quando a maioria achou que o correto seria o sal dentro do saquinho, mas submerso na água. Fiquei pasmada...
Percebi que poucos entendiam sobre química. Poucos entendiam sobre a coisa mais óbvia do mundo: Para quê um elemento, se ele estiver contido dentro de uma capa e não servir para nada?
Vou mais adiante. Poucos conheciam as palavras, ditas por Jesus, sobre o sal.
"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." Mateus 5.13
(...)
O sal é um elemento muito importante para o judeu, para o homem da bíblia. Desde os tempos remotos se utiliza o sal para dar sabor à comida. O sal também serve para conservar os alimentos para os que vivem no deserto ou fazem grandes viagens. Muitas alianças eram confirmadas quando ambos os interessados comiam juntos um pouco de sal para que tudo ficasse confirmado. Era conseguido no mar morto ou em algumas salinas famosas nos arredores.

O sal é importante porque dá gosto, porque muda o aspecto da comida. Tão importante que diante de seu uso surgiram palavras que usamos até hoje. Sabor vem de sal e de sabor derivou sabedoria. Salário, sagrado, sensato e assim vai. Para nós, basta apenas frisar que o sal é um elemento importante e tem muito a nos ensinar. É por isso que Jesus nos coloca que somos sal, somos sabor, sabedoria, sensatez etc. 

O sal é um elemento que não muda a sua essência na mistura com a água. Ele continua sendo sal, e a água? Ela, com o sal não é mais insípida, mas agora "salgada". 
Jesus é o dono da química! Quanta sabedoria! Fico maravilhada com a criação de Deus e o quanto ele nos parafraseou tudo da melhor maneira possível! 

(...)
Mediante a tudo isso, eu fico "abismada" com as interpretações do fato do sal da terra ter que ser "aparentemente" tão diferente do mundo! Não há como o sal não estar misturado na água se não for para salgar. A não ser que, realmente, ele esteja dentro de uma capa. Aí sim... de verdade, verá que o sal é sal, mas caberá nessas palavras do mestre "e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens."

Fico envergonhada em não poder servir, através da minha essência, a Deus, mostrando que posso ser diferente sem precisar de falsas endumentárias. Ser santo é não concordar com o sistema de convicções do mundo e viver nele para modificá-lo. Não preciso me trancar em meu quarto e nem me vestir dos pés à cabeça para mostrar que sou santa para alguém. Aliás eu não preciso provar para ninguém que sou santa pelo que eu visto. Penso que, decência é além de usar uma saia ou se "preservar" em um coque de cabelo. Ser santo é ser sal para salgar e mudar a água, tornando-a salgada, e não enganando, fingindo que se salga, atrás de uma capa.
É preocupante o peso que se dá a essas falsas separações, que "provam" que alguém seja santo. É impossível não ir à escola, à faculdade, ao curso de inglês, ao facebook, ao orkut, ao trabalho... Mas é possível que os que se castam disso tudo não tenham o mínimo de preocupação com o próximo e se prendam em suas questões religiosas para provar uns aos outros que se tem mais proximidade de Deus.

(...)

Extraí esse texto, a seguir, do blog SEJA RPC (Revolucionários por Cristo), que é da autoria da minha querida Priscilla Rocha, filha do Pr. Davi Nobre Rocha, pastor presidente da Assembleia de Deus do Rio Comprido. Priscilla se formou em Direito, no final de de 2010, pela PUC, e agora, com tempo de sobra (eu acho...rs), está na liderança dos jovens na igreja em que seu pai pastoreia. Ela é cheia de sonhos para a juventude assembleiana, como eu. Sonha com a santidade verdadeira, sem capas e com as restrições e proibições meramente escritas na Bíblia. Está literalmente revolucionando os jovens que estão revolucionando a igreja... Que a igreja revolucione o bairro, a cidade, o estado e o Brasil.
Muitos podem falar absursos pela autoria do texto, mas é uma verdade que nos ensina a ser santos nesse mundo corrompido e sujo em que vivemos.

Precisamos de Santos

Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se “lascam” na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para "rezar" e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.
Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc man.
Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia* e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.
Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos.
(João Paulo II)
*Eucaristia é o mesmo que Santa Ceia


“Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1 : 14-16)


O próprio Jesus disse que se o sal não serve para salgar, só servirá para quê? "Para ser jogado fora e pisado pelos homens."  Muitos são pisados por essa razão... porque não prestaram nem para salgar.

15 comentários:

FERNANDA SENA disse...

Um fato interessante é que na minha igeja em Niterói, Assembleia de Deus Icaraí, eu podia usar qualquer tipo de roupa e brincos, porém não sentia que fazia parte de "um grupo". Quando voltei a morar em Angra gostei de mudar minha vestimenta e fazer parte de "um grupo".
O que eu tiro de lição dessa experiência é que a verdadeira santidade não está em meu coração, por isso dependo de fatores externos. Eu até acho bonito qnd sou identificada na rua como crente pela maneira que me visto. Mas acho que a identificação também tem que vir por outras vias. Sinceramente ainda não consigo definir (ou escolher) em minha cabeça o que prefiro.
Eu fico mais confortavel com a idéia de ser crente o dia inteiro, segundo a minha vestimenta. Por outro lado me pergunto se por causa disso não esqueço de ser crete orando e jejuando. Desculpe se estou sendo confusa... na verdade estou confusa.
Ainda não sei pq devemos orar ajoelhados e não sentados... Ainda nem sei bem o que é o jejum, ou como fazê-lo...
Meu Deus... o que está acontecendo comigo??? Tantos problemas e dúvidas...

Elaine Castro disse...

Fernanda, você não é a única confusa em meio a todos esses questionamentos levantados por vc. Vou tentar fazer meus comentários e dividí-los em partes para melhor compreensão.

1) "Um fato interessante é que na minha igreja em Niterói, Assembleia de Deus Icaraí, eu podia usar qualquer tipo de roupa e brincos, porém não sentia que fazia parte de "um grupo"."

A grande realidade é que a obrigatoriedade quanto ao modo de se vestir, e sobre o que usar ou não usar, causa um "impacto" às vistas humanas. Existem regras que são impostas para justamente obter um resultado meramente visual, mas não implica na questão interior. Até porque, vc há de convir comigo, que, qualquer pessoa que não frequenta a igreja que vc faz parte pode também se vestir como um deles, e enganar qualquer pessoa na rua. Ou seja, essas vestimentas não significam muita coisa... somente "força" que julguemos quem seja crente ou não. Jesus não nos ensinou a ser assim.

Vejamos referências:

"Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça."
João 7:24
"Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." 1 Samuel 16:7
"E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;" Gálatas 2:6

2) "Quando voltei a morar em Angra gostei de mudar minha vestimenta e fazer parte de "um grupo"."

Existe um versículo que mostra claramente que isso tudo só nos assegura "falsamente" que temos comunhão com Deus. Achamos que estamos em santidade porque nos adequamos às regras de determinada igreja. Tudo para nos satisfazer.Isso acaba se tornando algo inconsciente. Não que esse seja o seu objetivo, mas nossa real necessidade em servir a Deus não deve ser nada relacionado a nossa satisfação pessoal.

Referência:
"As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. Colossenses 2:23"

Elaine Castro disse...

3)"O que eu tiro de lição dessa experiência é que a verdadeira santidade não está em meu coração, por isso dependo de fatores externos."

Exatamente a sua defininação é que mais se encaixa para o que essas regras causam na mente das pessoas. Isso nos ensina o contrário do que a Bíblia ensina. A santidade não está em roupas, não está no cabelo. A santidade verdadeira está no seu coração.

"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Mateus 5:8"
"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." Salmos 119:11

Só que, a santidade produz mudanças em você. Mudança de atitude que vai muito além de simplesmente ter que vestir uma saia ou não mais usar um brinco.

Esse versículo é muito claro:
"E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal." Joel 2:13

Vai de encontro à nossa moral e aos valores de cristão, concernente à nossa conduta no trabalho, nas diversas relações humanas, na sua vida financeira, profissional, sentimental e onde você deve ou não frequentar, que músicas deve ou não ouvir, que programas e filmes deve ou não assistir, etc... Suas roupas podem ser decentes com o uso de calça comprida, o de brincos, colares, maquiagem etc. O que isso implicaria em sua santidade? Que referências bíblicas condenam esse tipo de usos, já que na época as moderações e proibições eram para um determinado povo que vivia em uma determinada CULTURA. Se fossemos seguir na risca o que a lei do Antigo Testamento manda, os homens, por exemplo, deveriam deixar a barba crescer e não aparar os cabelos.

Referência:
"Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba. Levítico 19:27"

4) "Por outro lado me pergunto se por causa disso não esqueço de ser crente orando e jejuando."
Realmente, a preocupação exacerbada sobre as vestimentas pode fazer com o que o nosso foco de servir a Deus esteja voltado somente para essas coisas. Ser crente e ter unção não tem nada a ver com o que você veste. Não é porque, hoje, só porque você deixou seu brinco e usa saias, é mais ungida e virou crente de verdade. Pode calhar que hoje você tenha se apercebido mais de sua responsabilidade como cristã e valoriza mais a sua busca pelo Espírito Santo. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. A salvação é pela graça, você não faz por merecer. Não é porque você, hoje, se sacrifica mais, que está com mais probabilidade de ir pro céu do que antes. Não! A sua salvação não é por merecimento, mas é porque Jesus morreu por você e você aceitou o seu sacrifício. Como você vai se vestir não implica na sua salvação. A não ser que a sua roupa te leve a pecar e o Espírito Santo se entristeça com você. Mas isso é pessoal, se o teu coração não te condena... Quem te condenará?

"Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus;" 1 João 3:21

Elaine Castro disse...

5) "Ainda não sei pq devemos orar ajoelhados e não sentados.."
Isso é um ensinamento de Jesus. Mas não significa que "obrigatoriamente" só devemos orar de joelhos.
Percebo que de joelhos é melhor porque nos mostra na posição de servos e nos faz reverenciar o todo poderoso.
Jesus deixou exemplo, de que quando subia ao monte, retirava-se à parte dos discípulos para orar. E prostrando seus joelhos em terra orava ao Pai.
Mateus cap. 26: 39 E indo mais adiante, prostrou-se sobre seu rosto, orando e dizendo.....
Marcos cap.14:35 E tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou......
Lucas cap. 22:41 E apartando-se deles cerca de um tiro de pedra; e pondo-se de joelhos orava.....

Há vezes que oramos de improviso, a necessidade e o local nos obriga a orarmos apenas no espírito. Mas se estivermos reunidos na casa de oração, ou em outro local qualquer com a finalidade de juntos orarmos ao Senhor, convém então que nos prostremos diante do Senhor com joelhos dobrados em terra. Com toda reverência , temor e tremor diante de Deus nosso Pai Celestial. Se até mesmos os anjos que seres celestiais se prostram diante do Senhor, quem somos nós para não fazer o mesmo?

6) "Ainda nem sei bem o que é o jejum, ou como fazê-lo... "

Sobre o jejum, a Bíblia nos ensina que vários profetas jejuaram por causas específicas, desde os grandes personagens do Velho até o Novo Testamento praticaram o jejum. (Veja essa pesquisa que eu achei do jornal de Piracicaba do dia 11/09/83, página 04: Os médicos que investigam o que acontece com o organismo durante o jejum descobriram que, para a maioria das pessoas, é muito mais fácil eliminar a alimentação, em se tratando de regime alimentar, do que diminuir as suas qualidades. Logo, perceberam duas reações importantes: Durante o jejum, o corpo elimina grandes quantidades de toxinas acumuladas nas gorduras; e com o jejum, a circulação sangüínea não se concentra tanto no estômago, irrigando melhor o cérebro). Consequentemente liberando maiores energias mentais, que podem refazer os desgastes nervosos.)
O principal motivo do jejum, além dos benefícios citados pelos médicos quanto ao fisíco, é dar atenção especial às necessidades da alma. É buscar uma comunhão mais íntima com Deus, em estado de humildade e submissão à Sua excelsa e soberana vontade. Não é sacrifício em troca de bênçãos. É um momento em que devemos dirigir as nossas energias espirituais para uma comunicação mais íntima com Deus, confissão de nossos pecados e um desejo sincero de achegarmos a Deus, consagrando mais as nossas vidas, através da oração. "Joel 2:12,13 ...Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto".

Enfim, Fernanda, eu espero, de coração, poder ter te ajudado e respondido algumas dúvidas. Qualquer coisa é só perguntar. O blog é justamente para esse fim. Esclarecer, dentro do meu pequeno conhecimento bíblico, algumas questões que permeiam a mente dos jovens, principalmente.

Um GRANDE beijooooo!

FERNANDA SENA disse...

Muito obrigada... que Deus continue abençoando a vc e sua família.
Mais uma vez vc ilumina minhas idéias, como um farol em meio ao mar de religiosidades e brigas de egos.
Por não ser de família cristã tenho muitas dúvidas. Sinto falta das células de estudo, como não posso ir a EBD, seriam boas opções.
Poxa... dá um desanimo... não com Deus!!! Eu o Amo de todo coração! Mas com a igreja dos homens.
Seguimos de cabeça erguida, firmes na Rocha Jesus.
Beijos... Que a Paz do Senhor esteja conosco sempre.

Vivian disse...

Bom dia,

elaine sempre fui muito vaidosa só que sempre fui muito ofendida e julgada pelas as pessoas de tanto me sentoir ofendida deixei de fazer o que mais gosto que é de me arrumar bem para ve se as pessoas parassem de falar de mim, uma vez minha pastora me chamor e me tirou do grupo de louvor por que ela disse que eu estava escandalozando a igreja fiquei chocada, minha vida parou naquele momento, mas não deixei de ir para igreja mas sempre me sentir incomodada com o olhar das pessoas me criticando sabe eles não precisava ne falar só em olhar ja dizia td.
conclusão hj evito o maximo de usar minhas roupas e maquiagem para evitar comentarios.
mas me sinto muito mau por tentar agradar as pessoas e não me agradar.

sera que estou agindo corretamente?

Anônimo disse...

No meu ponto de vista não devemos mostrar para o mundo que somos “santos”, mas devemos nos portar com diferença do mundo. Se andarmos igual ao mundo, nos vestirmos igual ao mundo que diferença nos fazemos para o mundo? Que sal e esse que nos somos, Que não faz a diferença no mundo?
E como disse um certo Pastor quando nos deparamos com uma “grande provação” vamos pedir a quem pra orar por nós? A primeira pessoa que passa pela frente “porque hoje em dia não da pra diferenciar o verdadeiro Cristão pelas suas vestes” ou procuramos aquelas irmãs de “coque”?
E a palavra de Deus diz Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 cera que a boa e agradável vontade de Deus e que nos igualamos com o mundo? Lembrando sempre Deus nos fez imagem, e semelhança Dele Gênesis 1:26 se somos imagem, e semelhança dele como não conseguimos mais identifica verdadeiro cristão?

Hoje em dia esta muito complicado servir a Deus o mundo tem nos oferecidos pratos que aparentemente são “maravilhosos”.
Irmãos não cansem de lutar por nos jovens. Pos precisamos de muita força para vencer esse mundo.

E peço desculpas a vocês escritores se não concordo com grande parte do que vocês escreveram, mas eu escrevi o que eu acho correto.

Elaine Castro disse...

Acho que para o nobre anônimo, Deus usa "coque". Não não... Contando que Deus seria "macho", Deus usa "terno e gravata".
Vamos levar em consideração que a vontade de Deus, no tempo em que a carta aos Romanos foi escrita, era que os homens usassem vestidos e sandálias e não aparassem as barbas (pq era proibido por lei) e as mulheres usassem os mesmos vestidos, se adornassem de jóias (pq a Bíblia é cheia de referência qto ao uso de pentendes)...
A vontade de Deus quanto às nossas roupas mudou? O que dizer dos índios, africanos, escoceses, indianos e tantos outros povos que servem a Deus, e tem suas mulheres de oração sem coque?
Ah, Deus devia ser muito preconceituoso!

Elaine Castro disse...

Se for, eu desconheço esse Deus.
Vamos ler a bíblia e entender o vocábulo grego e hebraico usado para a tradução da palavra "vaidade" e "mundo". Seria melhor... não tem nada a ver com o uso de jóias ou de adornos e o de bem trajar.
Aliás, gravata? Para que ela serve senão para enfeitar?

Elaine Castro disse...

Vívian, você deve agradar a Deus e não você ou aos homens!
Deixe de lado a preocupação excessiva com o que as pessoas pensam de você.
Se você não está satisfeita na igreja que está e se sente mal com essa situação, mude de congregação! Paulo e Jesus nos ensinou isso.
Mas se acha que pode lidar com a situação e ser feliz assim, servindo a Deus ali com liberdade, amém, permaneça.
Ore e peça discernimento a Deus. Ele dá!

Laís Vilela disse...

Desta vez farei um comentário menor, mas não menos importante rs
Eu aprendo muito aqui nesse blog, com todas suas palavras inspiradas Elaine!
Deus abençõe sempre♥

Anônimo disse...

Bom dia,
adorei esse tema ,acho que vc esta super certa.algum anos atrás fui ao show do PG. com todos sabe o Pg toca roque.achei que o show seria horrivel não so para mim,mais para todos os meus amigos.quando chequei na ilha em vr. fiquei apavorada com o que vir ele com roupa de roqueiro,eu como assembleiana com conceitos antigos.mais aquela noite me supreendeu,ele pregou como nunca vim, Deus usou ele com autoridade para fala com todos naquela noite.isso serviu de lição para mim.que a roupa não diz nada.bjs elaine ....

Lilian disse...

Palavra gloriosa... amém!!! eu estou preparando algo sobre santidade para os meus adolescentes para sábado... e essa palavra vai incrementar o que estou preparando... até a dinâmica vou usar tah? ...rs Glória a Deus por sua vida!!!
Deus abençoe!!!

Jônatas Castro disse...

Olha que texto excelente de Paulo. Um exemplo do que é ser sal:
*** 1 Co 9.19-22 ***
19Sou um homem livre; não sou escravo de ninguém. Mas eu me fiz escravo de todos a fim de ganhar para Cristo o maior número possível de pessoas. 20Quando trabalho entre os judeus, vivo como judeu a fim de ganhá-los para Cristo. Não estou debaixo da Lei de Moisés; mas, quando trabalho entre os judeus, vivo como se estivesse debaixo dessa Lei para ganhar os judeus para Cristo. 21Assim também, quando estou entre os não-judeus, vivo fora da Lei de Moisés a fim de ganhar os não-judeus para Cristo. Isso não quer dizer que eu não obedeço à lei de Deus, pois estou, de fato, debaixo da lei de Cristo. 22Quando estou entre os fracos na fé, eu me torno fraco também a fim de ganhá-los para Cristo. Assim eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns.

Vanessa disse...

Olá Elaine,

Primeiramente gostaria de dar os parabéns por esse blog que é uma ferramenta abençoada, você sabe como conduzir os assuntos e transmitir a palavra de Deus, Parabéns!
Referente a esse assunto do sal, quando li o post até fiquei arrepiada, porque há uns 15 dias atrás sonhei com uma grande quantidade de sal e açúcar no chão da igreja que frequento (Igreja Batista) e quando foi nesse último sábado a palavra do culto de jovens de lá, foi justamente sobre o sal, através do trecho do texto de Mateus que você citou no post. Falou justamente que temos que ser sal.
Sabe não faz muito tempo que me converti e ainda estou me preparando para o Batismo, isso só me mostra o quanto eu tenho que me entregar mais ao Senhor e confiar mais, ainda estou a passos curtos, mas tenho uma sede muito grande das obras de Deus e sinto que tenho um chamado.
Bom mais uma vez parabéns pelo Blog e te admiro muito Elaine, que Deus te abençoe grandiosamente.
Vanessa