terça-feira, 1 de março de 2011

Lavando a roupa suja



"E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.
Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo?
Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo.
Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de vestes finas.
E disse eu: Ponham-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça. E puseram uma mitra limpa sobre a sua cabeça, e vestiram-no das roupas; e o anjo do SENHOR estava em pé.
E o anjo do SENHOR protestou a Josué, dizendo:
Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos, e se observares a minha ordenança, também tu julgarás a minha casa, e também guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre os que estão aqui." (Zacarias 3) 


Como terei leitores nervosos ao ler o post e procurar indícios para mandar comentários anônimos de virís santidade e acusações infames aos servos de Deus. Mas esse post não contem nada além do que palavras extraídas do livro sagrado, que pouco é lido, pela maioria dos crentes. (Infelizmente...)

Vamos lá...
No domingo, ouvi uma mensagem maravilhosa no culto! Como ouvi a voz do Senhor de forma sutil, objetiva e persuasiva. 
O texto lido foi em Zacarias, capítulo 3, logo nos primeiros versículos. Ali, o profeta Zacarias descreve uma visão que ele teve do sacerdote Josué.
Contemporâneo de Ageu, Zacarias foi um profeta pós-exílico, que viveu em uma época em que a comunidade judaica procura reconstruir as suas bases de fé e vida social. Sofrendo ainda as amargas consequências do exílio babilônico, o povo sentia-se desencorajado e tinha dúvidas sobre a presença de Deus em seu meio.
Na visão que Zacarias teve, podemos observar que ele viu o Senhor, Josué e Satanás, que se apresentou como acusador, apontador do sacerdote.
"E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor (acusar)."
Por que ele acusou Josué?
Porque o sacerdote estava, diante do Senhor, com as vestes sujas, suas roupas estavam sujas!
"Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo."
E um sujo, como em muitas sociedades, tem que ser expulso, tem que ser condenado, tem que ser julgado e morto. Um sujo tem que ser jogado no inferno, né? Para um sujo tudo acabou. (Será?).
Mas o Senhor logo mostrou uma de suas facetas. A do advogado justo e fiel. Ele não poderia ter "elogios" a fazer  de Josué (até porque ele estava com as vestes sujas, manchadas por situações que passou, mas permitidas por Deus), como tinha de Jó, quando foi, igualmente, acusado por Satanás, mas no mesmo instante repreendeu o acusador.
"Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo?"
Vamos por partes.
Primeiro que ele enfatiza JERUSALÉM ESCOLHIDA PELO SENHOR. Partindo desse pressuposto, o Senhor já inclui Josué, mesmo com vestes manchadas, dentro da sua proteção. 
Segundo, ele revela que Josué é um tição tirado do fogo. O que é um tição?
Seria uma espécie de pedaço de madeira queimado em parte. Pois bem, se é tirado do fogo, significa que o pedaço de madeira foi colocado no fogo e se tornou um tição...alguém o tirou do fogo!
A coisa mais linda e a revelação mais profunda dessa passagem está, justamente, aí.
Vamos lembrar da história de Jó e lembrar de suas palavras no meio de sua grande provação.
"Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam." Jó 5:18
O mesmo foi dito por Oséias, que também entendeu, como Jó, que há um propósito de Deus em colocar alguém no meio do fogo, ou abrir uma ferida.
O fogo queima, certo? Pois é. Deus não é onisciente? Porque ele colocaria alguém no meio do fogo?
Por que Ele abriria uma ferida em alguém?
"Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida." Oséias 6:1
Uma ferida é sempre aberta ou exposta, quando há infecção. Um machucado vira ferida porque existe uma conseqüência de uma agressão por um agente ao tecido vivo, ou seja algo contaminado.
Tudo que há de infeccioso, contaminado, quando a ferida está aberta, a intenção do corpo é expelir, expulsar.
Como nosso Deus é maravilhoso! A forma do seu trabalhar é encantadora e me faz ficar ainda mais apaixonada por Ele.
Tudo que não presta, todo orgulho, todo eu, todo sentimento de culpa, toda miséria, toda lascívia, todos pensamentos impuros, toda falsa religiosidade, todo espírito contrário, toda maldição, toda "língua grande", todo falso moralismo, toda maldade, toda arrogância, tudo que ocupa o lugar do fruto do Espírto, toda obra da carne, infecciona dentro da gente. Infecção fede! Infecção tem "pús" (eca!), tem aparência ruim, mas que só é vista quando a ferida é aberta!
Ele abre a ferida pois deseja nos limpar! Ele deseja que não sejamos doentes... Ele deseja nos curar da febre constante, que causa lezeira espiritual. Ele deseja nos libertar dos vícios de linguagem, que sempre são menos importante do que os vícios nas drogas! Diante de Deus não existe pecadinho ou pecadão. Pecado é sempre pecado!
Ele deseja nos fazer limpos e alvos como a neve! Ele deseja lavar nossas roupas com o seu sangue carmezim!
"Alvo mais que a neve, alvo mais que a neve. Sim, neste sangue lavados, mais alvo que a neve serei..." 
Ser um tição tirado do fogo, como Josué, um sacerdote chamado por Deus para trazer restauração para o povo, que ficou aprisionado sob o jugo babilônico durante anos, é no mínimo um ataque para que os projetos de Deus ficassem estagnados.
Deus desejava que o povo restaurasse Jerusalém e o templo. Quem restauraria o templo, se não fosse o sacerdote?
Entendam como o inimigo trabalha para sujar as roupas daquele que é chamado por Deus para trazer o avivamento! As vestes foram sujas no meio do fogo. No meio da provação, em algum momento, o sacerdote não foi aprovado e se sujou. Quanta vergonha, quanto rebaixamento! O próprio acusador se colocou a destra de Deus para apontar o sacerdote do Senhor! "Josué, Josué... Você deve levantar sua cabeça, porque eu, eu mesmo, o Senhor, te tirei do meio do fogo! Eu abri a sua ferida, porque desejo te limpar, desejo te remir..."
Quer a prova disso? Quer saber como Deus age quando te acusam?
"Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de vestes novas."
O próprio Deus ordenará aos anjos para que façam a obra! A limpeza é feita, em muitas das vezes com dor, com opróbrio, com tristeza, porque você há de convir comigo que colocar "água oxigenada" em ferida aberta para limpar, dói!
Ele deseja lavar a sua roupa, limpar o seu pecado "Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade...".
Trocar suas vestes "Tirai-lhe estas vestes sujas..." deseja te vestir com uma nova roupa.... "e te vestirei de vestes novas."

(...)


O evangelho já nascia aí. O Senhor Jesus já estava presente nesse lindo momento de restauração da vida do sacerdote Josué. E viu como o próprio Deus agia na causa dos seus escolhidos! O advogado justo e fiel nos defende do acusador. Nos defende daqueles que nos acusam e apontam e querem trazer a nossa vergonha para fora. O único que tem o poder de expor a nossa causa para absoluta defesa é o próprio Jesus.

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." 1 João 2:1 

Quantas pessoas se aproveitam de nossos momentos de fragilidades e se colocam no lugar de Deus, como justos julgadores das causas alheias. Ninguém é tão justo como é o Senhor Deus e nem recebeu tal capacitação, que só é uma das facetas da personalidade de Deus.

"Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?" Tiago 4.11,12

Essa palavra que ouvi e tentei dissecá-las aqui para vocês, confesso que de forma muito superficial, pois a profundidade que essa passagem contem é indiscutivelmente devida à grandes mestres da teologia, trouxe muita esperança ao meu coração
O evangelho é isso, esperança, graça e não apenas uma descrição de um deus carrasco que se enfeza com o seu pecado e ordena que te apedrejem (porque mandou que os legalistas escrevessem isso na lei).
Quer viver na lei? Viva, mas então a cumpra, literalmente, mande que apedreje o seu filho rebelde em praça pública o tenha mais de uma mulher.  A lei é impossível de ser cumprida!

Dt. 21.15:

"Pode acontecer de que um homem tenha duas mulheres e ele goste mais de uma do que a outra...” – ou seja, o indivíduo podia ter mais de uma mulher.

Dt. 21.18-21:

“Pode ser que um homem tenha um filho teimoso e rebelde, que não obedece aos pais, nem mesmo depois de ser castigado. Então os pais devem levá-lo aos líderes da cidade e no lugar de julgamento na praça pública eles dirão: “O nosso filho é teimoso e rebelde; ele não nos obedece, gasta dinheiro à toa e é beberrão.” Aí todos os homens daquela cidade o matarão a pedradas, e assim vocês tirarão o mal do meio do povo.”

Se você tiver um filho rebelde, você terá que contar para os lideres da cidade e o seu filho será apedrejado em praça pública.

Isso tudo era norma de conduta para Israel, assim como nos textos em que Paulo afirma que melhor seria que as mulheres permanecessem caladas. Tudo convencionado para aquela sociedade local, é tudo meramente cultural. Os valores que transcendem o tempo e os povos são os valores de amor, salvação, adoração, fé... isso tudo é transcultural e não as regras sobre como se vestir, sobre os tamanhos dos cabelos, sobre aonde frequentar etc.
 
“A suprema revelação do evangelho está em uma pessoa, Jesus Cristo, e não em um código de leis, rituais e costumes de denominação ou igreja evangélica.”
 
Você acha que acabou? Continue lendo o texto:

"E disse eu: Ponham-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça. E puseram uma mitra limpa sobre a sua cabeça, e vestiram-no das roupas; e o anjo do SENHOR estava em pé."
 
Você sabe o que é mitra? Pois nem eu sabia e busquei a sua definição. Era uma espécia de chapéu com um grande significado na vida de um sacerdote. Simbolizava a dignidade, a jurisdição, o patrimônio de um bispo, arcebispo ou patriarca.
Deus ordenou que fosse colocada a dignidade, de novo, sobre a cabeça do sacerdote! Aleluia! 
A promessa de Deus, na vida de Josué ainda foi além...

"Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos, e se observares a minha ordenança, também tu julgarás a minha casa, e também guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre os que estão aqui."

Não preciso dizer mais nada! 
Deus abençoe a todos os leitores do blog. Que essa palavra cure a sua vida, também, como curou a minha...

9 comentários:

Antonio Mariani disse...

Sei una artista brava e carina. Eccellente la tua voce, e ottima la scrittura, anche se non condivido alcune cose.
ps. Sono credente ma non toppo.

antonio

Elielson disse...

Glória a Deus por essas palavras Elaine! Palavras que edificam e nos mostra que a cada dia "com Cristo somos mais que vencedores" Para a meditação:

Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si...Isaías 53

Um abração e que Deus continue abençoando a cada dia sua vida e sua família!

Anônimo disse...

Excelente texto. Deus é fiel.

andrea elesbão disse...

ELAINE
É nos momentos menos bons que precisamos de um ombro amigo para aliviar a nossa dor, por isso quero que saibas que estou aqui sempre que precisares. Abusa agora da presença dos teus amigos e conta sempre com eles.
Sabes que admiro a tua força e a forma como encaras a vida...
É preciso ter força para ser firme,
É preciso ter força para se defender,
É preciso ter força para ganhar uma guerra,
É preciso ter força para sentir a dor de uma amiga,
É preciso ter força para sobreviver, mas é preciso coragem para viver.
Se sentes que te falta força e coragem,
queira Deus que o mundo possa te abraçar hoje com seu calor e Amor!...
e que o vento possa levar-te uma voz que te diga:
- Há uma Amiga desejando que estejas bem...
Eu!!! adorei a sua Palavras que edificam e nos mostra que a cada dia "com Cristo somos mais que vencedores

Anderson Ribeiro disse...

Graça e paz,

Navegando pela blogosfera me deparei com o seu blog. Nós somos do mesmo ministério, porém, eu sou do setor de Barra Mansa. Parabens pelo blog Deus continue abençoando.

Quando tiver um tempinho dá uma passadinha no Blog do Anderson http://dcandersonribeiro.blogspot.com

Em Cristo,
Anderson Ribeiro

Ciro Sanches Zibordi disse...

Seu blog está ótimo! Mas não demore muito para pôr outro texto... Você acaba deixando os seus leitores muito ansiosos.

Um abraço.

Ciro Sanches Zibordi

Congregação da Monsuaba disse...

Elaine,
Paz do Senhor!

Is.53:5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados".


Sal.30:5b "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã".

Conte com as minhas orações.

Renato

Só Coisas que Edificam disse...

A PAZ DO SENHOR! Fiquei muito alegre quando li seu texto. Por dois motivos: 1º porque aprendi mais de DEUS e senti sua presença e 2º porque neste último domingo DEUS me permitiu o mesmo tema. Alguns irmãos fizeram cara feia, não "aceitaram" ou concordaram, mas hoje DEUS confirma que é assim mesmo que ELE trata do seus escolhidos.

DEUS Continue lhe abençoando e lhe dando da sua graça.

Ps: Visita nosso blog " Só coisas que Edificam "

http://socoisasqueedificam.blogspot.com/

Anônimo disse...

excelente texto, concordo plenamente qdo disse que é impossível guardar a lei mas temos q saber diferenciar leis dos dez mandamentos e nessa diferença muitos ficarão de fora afinal seremos julgados pelo q fizemos no corpo e herdarão vida eterna os q guardarem os 10 mandamentos, pelo menos foi o q jesus falou pro jovem rico so se com o passar dos anos jesus tbm mudou de idéia pq roma mudou os pastores tbm me pergunto se deus tbm mudou