terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Quando um relacionamento termina...

Hoje, visitando o blog da Fernanda Floret (http://vestidadenoiva.com), me deparei com um post sobre o término do relacionamento de uma leitora, chamada, de maneira fictícia, de Mel. 
A Fernanda pediu conselhos às leitoras e uma palavra amiga para que a "Mel" pudesse se sentir melhor mediante ao fim de um noivado, faltando pouco tempo para um casamento.
Eu posso imaginar como esse menina se sente! Já passei por isso. Vocês que lêem meu blog e me acompanham há alguns anos sabem do que estou falando. 
Aliás, quando comecei com esse blog eu estava no processo de "reestruturação". Tanto que meus posts iniciais são bem filosóficos e cheios de mensagens nas entrelinhas. Nunca falei diretamente sobre isso aqui, não estava preparada.
Hoje, estou casada e posso falar sobre isso sem receio nenhum e até tiro vantagens do meu sofrimento. Foi muito doloroso, mas em cada situação eu via a mão de DEUS!
Se você já passou por isso, ou, está passando e já pensou em até tirar a própria vida, saiba que isso também aconteceu comigo e hoje sou uma mulher realizada e feliz.
Espere em Deus e não inicie um relacionamento sem que a vontade de Deus seja a principal. Isso traz sofrimentos futuros e uma situação vergonhosa  para sua moral diante das pessoas, já que ser noiva (com data de casamento marcado) e levar um belo chute na bunda, muda o modo como as pessoas te vêem (é, isso acontece!!!).
Acho que, até pela minha experiência, hoje eu posso aconselhar alguém que passa por isso e mostrar os erros, apontá-los e ajudar a acertar. 

Segue agora, minha resposta no blog da Fernanda:

É, passei por isso. Tinha um relacionamento de três anos. Confesso que foi um namoro iniciado pela minha vontade. Eu orei muito para começar, mas orava querendo que desse certo e não me importava em saber se Deus estava contente com isso.
Eu não ouvia meus pais mais e estava em uma fase que achava que já sabia o que era certo para mim. Que dó!
Estava noiva há um ano e meio e com data para casar. Estávamos pagando a casa e vendo as coisas do casamento (o mês já estava marcado...) Um belo dia, depois de umas crises, ele terminou comigo pela internet (ele morava em SP e eu, em Angra) e nunca mais veio à minha casa para dar satisfação de nada. Só nos vimos uma "vezinha" quando tive que ir à SP, na Porto Seguro, para passar para o nome dele o consórcio do imóvel que tinhamos adquirido. Foi um divórcio...rs
Nossa, eu me lembro que eu deitava no colo da minha mãe e só gemia de tanta dor. Minha vida não tinha sentido sem ele, foi terrível... O mais difícil é que eu sou cantora, e ele era o meu produtor.... Havíamos produzido meu último disco juntos e tínhamos muitos sonhos ministeriais! Pelo menos eu achava tínhamos... acho que ele tinha outros projetos e foi atropelado pelos meus. Só que eu não havia percebido isso.
Mas pedi forças à Deus e comecei a ver o livramento que Ele havia me dado quando tudo acabou. Deus tinha coisas melhores e maiores para minha vida. Não era para ser ele! E eu, cega, querendo ver penas a minha vontade e o meu desejo, sofri muito mais tempo do que deveria e demorei muito mais para me livrar das lembranças que me perseguiam...
Tentei me envolver com outras pessoas, meses depois, mas nunca dava certo porque eu não soube esperar o tempo da cura de Deus. Eu procurava nessas pessoas características do meu ex! E aí, só me frustrava ainda mais. Foi bem complicado.
Eu mudei o corte de cabelo, fiquei mais loira e depois completamente morena. Eu estava uma metamorfose ambulante. Queria me encontrar porque uma parte de mim havia ido com ele e eu precisava recuperá-la.
Comecei a viajar sem rumo... só viajava, não queria ficar em casa. Fiz grandes amigos nesse tempo e conheci muita gente legal!
A cura definitiva para todas as mágoas aconteceu quando entendi que precisava confessar para Deus onde foi o meu erro, que fez tudo dar errado. Mostrei para Ele a minha dor... E falei que queria a vontade Dele para minha vida e nunca mais queria só a minha.
O processo foi lento... eu tinha muitos sonhos com ele e fui jogando fora as cartas, apagando emails, jogando fora objetos que me faziam recordar a vida que tivemos, fui jogando muitas fotos fora... até que a nossa aliança de noivado ele pediu de volta! Meu pai não queria devolver (Ele que a arrancou do meu dedo, porque quando tudo acabou eu estava com vergonha das pessoas em dizer que o noivado acabou e não tirava a aliança, acreditaaaa?!). Meu pai dizia que ele tinha que ser homem para buscá-la de volta.
ahahahahaahhaahah...
Enfim, ele chegou a colocar uma irmã dele no circuito, dizendo que ela iria casar e ele tinha dado a aliança de presente. Ela chegou a me pedir por msn e tudo! Daí, na joalheria eles trocariam por um par novo... achei isso muito estranho.
Orei e pedi a Deus a direção para isso e aproveitei uma ida à SP para pedir ao meu pai para devolvê-la. Ele me autorizou e a entreguei para outra irmã dele que é minha amiga até hoje (ele tem três irmãs e apenas uma ficou minha amiga eternamente...rs).
Só depois de uns meses eu soube que, na verdade, a aliança era para ele e para a noiva dele, porque ele também iria casar e não queria me contar... (nossa, essa notícia foi como um atropelamento pra mim... e, sim, ele é mão de vaca, rs, ou não tinha condições de comprar outra, né...)
Foi ótimo saber disso... Fiquei tranquila depois quando pensei que ele estava feliz e me senti liberada para viver minha vida. Porque depois, eu soube que havia terminado comigo porque se sentiu obrigado a isso. A mãe dele e a família o havia pressionado e ele teve que fazer isso (ele tinha 18 anos qdo começamos a namorar... eu sou três anos mais velha... e acreditem! Essa diferença, nessa idade, faz DIFERENÇA na maturidade!).
Ele teve que se acostumar a viver sem mim e sofreu muito por isso e por isso dizia que não me amava mais  e por isso estava terminando, pois erramos muito juntos...  (é sério isso. Eu acredito que ele sofreu...) Isso tudo eu sabia pela irmã dele que é minha amiga (ela até cantou no meu casamento!).
 
Mas eu fiquei livre quando percebi que não podíamos nunca mais voltar. Não era a vontade de Deus e aceitei isso! Ele se casou é feliz com sua esposa (eu a conheci no casamento da irmã dele que é minha amiga até hoje. A menina é bonita e tem uns olhos azuis lindos! Sabe, que quando eu a vi com ele, fiquei muito feliz... eu, já estava namorando meu esposo... e senti algo tão bom, porque pude respirar fundo e dizer, é, isso passou!)
Alguns meses depois, minha vida deu uma guinada. Comecei a trabalhar onde trabalho, atualmente, e conheci meu esposo.
Nem imaginava que seria na minha própria cidade, que ele seria sete anos mais velho que eu, que não seria músico (eu só namorei músicos...rs), e que se tornaria a pessoa mais importante da minha vida e que me faria a mulher mais feliz do mundo!
Eu agradeço a Deus por tudo que passei e entenda, vale a pena esperar. Isso passa. Foi um grande livramento, pois não seria bom para mim e nem para ele. Um tempo novo veio sobre a minha vida.

(...)

Ah, não me importo se ele ler esse post, ou alguma de suas irmãs, ou meu marido.
Todos sabem que foi exatamente isso que aconteceu. Agradeço a Deus por ter conhecido a família dele, porque foram pessoas queridas que marcaram muito a minha vida. Seu pai e sua mãe fizeram parte da minha história. Só que não deu certo porque não era pra ser. 
Tem coisas e lutas que a gente escolhe entrar... E vitórias que a gente escolhe alcançar.
Eu alcancei a minha e estou muito feliz... Mais do que eu pensava eu poderia estar um dia. Eu e meu marido estamos lutando juntos por nossos sonhos e nos ajudamos com companheirismo, amor e paixão. Nos respeitamos e conhecemos nossos limites. Casar com o homem da sua vida é bom demais.

Meninas, esperem no Senhor! O Isaque vai aparecer... O Espírito Santo é quem vai buscá-la para ir ao encontro dele. Assim como Eliezer buscou Rebeca. Fique no poço e seja sábia, simpática. Ou você poderá assustá-lo quando ele chegar...

Beijos da Sra. Lara!

Olhe minha expressão de felicidade!

24 comentários:

Lilian disse...

Amém!!! ... [Deus tem o melhor pra nós sempre... e o que perdido foi nunca se compara com o que há de vir... ] é isso aí... um post p/edificar vidas... esperar em Deus é sempre o melhor!!! amei. Deus continue te abençoando muito!!!

Anônimo disse...

Nossa q lindoooo ... ameiiiiiiiiii

Melbrazil disse...

Querida, li lá seu comentário e vim ler seu blog... q experiencia, q aprendizado.. mt interessante.. dps te convido pra ir no meu blog saber a minha história.
Namorei 3 anos um rapaz q amei mt, foi meu 1o amor,entao vc já imagina né?
ele terminou comigo dizendo q ñ me amava "no momento"... atualmente ele é meu cunhado. Se casou c/minha irmã mais velha.
PASME.
Lidei com isso debaixo das asas do Senhor...como sofri! como lutei e tenho tanto para ensinar... em breve compartilho. Creio q o PAi quer abençoar mts jovens com nossos testemunhos de cura, obediência e espera NELE.
Beijão! A paz!

Carlos Roberto, Pr. disse...

Prezada Elaine Castro,

A Paz do Senhor!

Seu texto é sincero, corajoso e despojado de vaidades.

O Eterno a recompensará por isso, afinal muitas outras jovens serão ajudadas com essa leitura.

Deus está no controle de todas as coisas.

Um grande abraço!

Seu conservo em Cristo,

Pr. Carlos Roberto

Unknown disse...

Que DEUS continue abençoando sua vida,com certeza esse post vai edificar muitas vidas.Bjs

Anônimo disse...

Elaine, a Paz de Deus! De longe, venho acompanhando seu blog há um tempinho... aliás, conheci seu blog na ocasião em que (também) fui vítima das minhas escolhas e vontades. Faz, mais ou menos, um ano e três meses que meu ex-noivo rompeu sua parte naquele compromisso. O inimigo não é criativo... as histórias se repetem. Sábias palavras quando disseste: "e eu, cega, querendo ver apenas a minha vontade,o meu desejo, sofri muito mais tempo do que deveria e demorei muito mais para me livrar das lembranças que me perseguiam". Mas, uma coisa é certa, nosso Pai nao nos abandona, perdoa, limpa e nos ajuda a prosseguir.. nem que seja no Seu colo de amor!! Hoje, estou em Paz, aprendendo a reconhecer e a SÓ querer a vontade de Deus! Vou terminar o comentário com uma frase da Helena Tannure (Diante do Trono) que traduz muito bem aquele que deve ser o anseio das nossas almas: "Qualquer um pode realizar seus sonhos, mas apenas os que sao guiados pelo Espírito Santo realizam os sonhos de Deus". Deixemo-nos guiar pelo doce Espírito Santo!
Um abraço apertado!
Letícia.

tiakali disse...

Lindo LIndo E lindo!!!! São nos momentos de decepção que vivemos e conhecemos pessoas e crescemos em todos os sentidos. Não tive nenhuma decepção com namoro pois ainda não tive nenhum namora(estou a espera do melhor de Deus para mim) vou confessar que está sendo difícil. Sou muito apegada a minhas amizades e já tive 2 grandes decepções com amigas e quando pensei em desistir Deus me provou o quanto ele é fiel e me ama, me fazendo conhecer pessoas que estão fazendo uma grande diferença na minha vida.
Creio que o Meu Isaque vai vim de cavalo branco e seremos felizes para Sempre.

Anônimo disse...

Deus, onde vai parar as ilusões dessa garota?
Pra que ficar publicando tanta bobeira?
Porque não escrever algo que realmente edifica???
É óbvio que não superou nada disso, do contrário não estaria relembrando cada minuto do passado. Se realmente queria apenas acoselhar alguém, pra que publicar as 4 ventos???

Sr.Lara disse...

Como pode uma pessoa tão vazia, para perder tempo postando comentário idiotas e sem esperiências próprias para comentar no blog de outra pessoa. Se o blog da Elaine não tivesse fonte de edificação, e se ela nao tivesse a direção de Deus para fazer e escrever tudo o que ela escreve, vc (desocupado ou desocupada) não perderia seu tempo em ficar lendo e depois postando seus comentário invejosos ...se vc não respeita o LIVRE ARBITRIO das pessoas, está na hora de vc se apegar a Cristo e passar a ser uma nova criatura. ou se vc ja é cristão,rogo a Deus para ter misericórdia de sua vida e arranque a trave de seus olhos..Não julgues para nao seres julgado ou julgada. Não uze a sua inteligência ou a sua falta de sabedoria para destruir...uze o ar,a força,a saúde,o intendimento e o respeito que Deus te Deus para construir! E faz um favor pra vc e para os outros: quando for postar alguma coisa para alguem,nao se esconda na escuridão do anonimato, pois quem gosta das sombras e satanás, te convido a sair das sombras e vir para a Luz que é Cristo Jesus! Com todo amor por sua vida,desejo as mais diversas bençãos de DEUS para a sua vida!que Deus te ajude ! abraço Luis Fernando obs: Senhor Lara

Silmara disse...

Sr Anônimo, ninguém é obrigado ler o blog. Lê quem quer. Se não gosta, por favor, leia outras coisas. A internet é tão imensa... Tem tantas outras coisas. Talvez vc goste de notícias sobre o BBB ou sobre qlq outra coisa... Por favor, CADA UM QUE CUIDE DA SUA VIDA.

Anônimo disse...

Cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é ...

neiver disse...

Nossa q história! Já passei por issu, mais em amizades... mais Deus sabe de tudu! Tem males q veem pra bens!

Fiko mt feliz por Vc Elaine! Vc merece tudo de bom!

Deus abençoe sempreeee

Laura disse...

Oi Elaine, sou de Fortaleza meu nome é Laura e sempre estou lendo seu blog,mas com a correria que é minha vida,nunca consigo postar os meus comentários,sempre vem um no trabalho me chamando e quando chego em casa,já tenho outras obrigações. Mas hoje não posso deixar de comentar, pois a anos tenho visitado seu blog e acredite, se eu estou na igreja hoje dou graças a meu Deus e depois a você que não me conhece pessoalmente, mas que através de seus pensamentos maravilhosos mudou minha história.
O que você viveu aconteçeu comigo cerca de 2 ano atrás,quis me matar,sumir do mapa, fiquei tão mal que perdi 24 KG isso porque eu pessava 69KG. Pensei até em me protituir, com a tamanha decepção que eu tive, com casamento marcado e menos de 1 mês descobri a traição e ele terminou tudo, e mas ele me pediu a aliança e disse que ia dar a irmã dele, mas na verdade era para trocar por uma nova para ele e a nova namorada, ficamos juntos a 6 anos e ele me traia já a 1 ano e pouquinho e não sabia,programei meu casamento nos mínimos detalhes, cada coisinha, tudo estava lindo e perfeito casamento de uma verdadeira princesa.
Quando tudo isso aconteceu, eu estava recém-formada,meu escritorio de arquitetura que montei junto com uma amiga esta um sonho da maneira que planejamos,mas nada disso me deixava feliz,eu estava sem chão ,sem rumo, não sabia o que fazer. Até que sai pelas ruas de fortaleza vendo aquelas moças na rua, meu coração gritou, vou passar a fazer isso também,então liguei para minha amiga e ela me deu muitos conselhos. Cheguei em casa dei um forte abraço em minha mãe pois ela estava vendo o quanto estava sofrendo. Liguei a internet, a primeira coisa que fiz foi deletar meu Orkut, rasguei todas fotos nossa junto, tudo que me lembrava ele coloquei em uma caixa e dei para minha mãe queimar até mesmo a aliança..rsrs.
Fiz tudo isso mas não queria fazer pois ainda tinha esperança dele voltar pra mim...

Laura disse...

CONTINUAÇÃ...
Então entrei no seu blog, e fiquei lendo.
Tudo aconteceu no final de setembro de 2008, e no dia 7 de outubro você postou sobre prostituição, não sabia quem era a mulher de Oséias,mas muito me chamou a atenção aquele post, foi como um aviso em minha vida, jamais poderia deixar o diabo agir em meu pensamento sobre me prostituir. Logo liguei para minha amiga, e ela me falou assim viu a Elaine estar te abrindo os olhos...rsrs
Voltei ao meu trabalho, triste, mas comecei a trabalhar, Deus estava abrindo as portas,fazendo projetos maravilhosos e todos sendo fechados.. Uauu estava começando a voltar a sorrir, mas lá no fundo algo faltava em minha vida.
E no dia 7de novembro numa sexta-feira,cheguei do trabalho,tomei um banho e me arrumei para sair, e liguei a net,vi meus e-mails e passei no seu blog, quando lá estava um post sobre João Batista, que música maravilhosa, mexeu d+ com minha vida e naquele momento eu senti o desejo de estar em uma igreja mas como iria, na mesma hora que eu queria estar, algo me prendia em casa,liguei para minha amiga e a convidei para ir comigo, vamos por favor, ela dizendo onde vamos encontrar uma igreja aberta??.. Fiquei rindo e disse você vai? Ela respondeu que sim,grande amiga querendo me colocar pra cima a todo momento. Então peguei meu carro e saímos em direção a uma igreja, não sei explicar mas meu coração estava feliz,estava sentindo algo diferente.
Até que vi uma igreja aberta e vários jovens naquela rua entregando folhetos, era um culto jovem que ia ter naquele dia, 3 dias de festa sexta,sábado e domingo,olhei para minha amiga e disse é aqui que vamos ficar,é centro de Fortaleza super difícil encontrar vaga para carro, mas Deus preparou aquele momento pra mim,lá tinha uma vaga só pra mim...rsrs Estacionei e entrei!! no momento que coloquei meus pés senti uma paz não grande, uma coisa tão boa, sem explicação. E logo foram se aproximando coliografia e a equipe de louvor, e cantaram o hino na Fernanda Brum Espirito Santo... Aquela canção entrou no meu coração e quando eu me vi estava eu lá na frente chorando e com as mãos para cima. E a partir daquele momento entreguei minha vida ao Senhor,como meu único salvador. Foi maravilhoso lindooo, quando que me lembro daquele momento choroo.
Hoje faz 2 anos que estou nos caminhos do Senhor, muito feliz,superei tudo que me aconteceu e melhor Deus em presentiou com uma pessoa maravilhosa, e vamos nos casar no final do ano, como estou feliz... Comprei um terreno junto com o meu outro noivo, paguei a ele sua parte e hoje estou terminando a minha tão sonhada casa.
Hoje sou uma pessoa realizada e muito feliz, pois tenho Deus em minha vida.

Ah!!! Minha amiga tbm foi para igreja ela se casou no dia 13 de novembro no mesmo dia que seu casamento foi lindooo. E ela também estar muito feliz.


Quero lhe dizer não deixe as pessoas apagar o brilho que você tem, pois assim como seu post me fez enchergar muitas coisas com certeza outras pessoas você também tem ajudado, as pessoas são muito invejosas, continue sendo essa pessoa que és pois o Senhor é contigo.

Obrigada pelas palavras, pelo carinho por tudo que escreve.
Bjus
Laura

Elaine Castro disse...

Laura, quero que vc me mande um email, quero te conhecer... tem facebook, orkut?
Estou encantanda com esse testemunho!
Deus é mesmo fiel!
Beijoss

Laura disse...

Oi Elaine, fico muito feliz por isso.
me mande seu e-mail, tenho msn.
Orkut e Facebook eu não tenho,deletei meu orkut e não fiz outro. mas estou querendo fazer um Facebook.
Deixa seu e-mail que te escrevo.
Bjuss
Fica com Deus
Laura

QUEZIA... disse...

ahhhh Elaineee...
só pra variar eu chorei...
me lembrei dakela noite em q voltavamos d Gpuava e vc me contava sua historia...
e eu contava a minha...
hahaha...
como o tempo passa...
as coisas mudam...
a vida segue...
e hj eu até voltei a ser amiga do Marcelo... acredita!?... kkkkk
já demos altas risadas juntos de td q aconteceu...
e hj ele namora uma menina queridíssima q super se encaixa na vida dele... rsrsrs
sobre um outro conhecido nosso... bom... Deus é bom! e cura td!
e graças a Deus posso dizer: PASSOU!!!
vc é uma das minhas provas reais sobre esse assunto... rsrs
ainda to sorrindo e chorando... mas td bem... rsrsrs

Deus t abençoe sempre!
amo vc!!!
saudades imensas!!!

Elisabeth Lorena Alves disse...

Olá Elaine
Graça e PAz da parte do Snhor.
Confesso querida que já há muito tempo não venho aqui visitar seu espaço.
Estou feliz por ter sido abençoada,(veja quanto tempo faz neh!), mas confesso que não consigo tirar a canção Carregarei tua Glória da mnte e hoje me bateu uma necessidade de enviar a letra dela para um amigo.
Ontém nosso Pastor pregou sobre Davi e Uzá, as formas de ver um ministério e duarnte a pregação parecia ouviar sua voz cantando em meu ouvido esta canção.
Canção esta que já me fez abrir os olhos antes À minha responsabilidade como cristã.
Então sai pela net caçando a letra e nada.
Tem muito pouco sobre suas letras.
Desculpe se vim aqui, até porque nem sei o que vim fazer aqui.
PS.Sei sim, o Senhor falou comigo em suas palavras e comfirmou algo que eu disse para alguém no sábado sobre esperar a cura antes de entrar em um novo relacionamento.
BEijos
Shalon a
Até mais

Carol Moreira Fotografia disse...

Olá,achei lindo o post do fim de relacionamento. Dói mto, mas quem passa sabe o tamanho da dor, mas infelizmente as pessoas não compreendem, apenas aproveitam o momento delicado p/ criticar. Tbm passei por uma situação semelhante, mas era apenas um namoro, mas eu me iludia fantasiando algo a mais.
Hj estou feliz por ter encontrado minha alma gêmea. Agradeço a Deus todas as noites. O sofrimento me fez amadurecer.

Anônimo disse...

Olá...
Achei seu blog por acaso e acabei lendo seu post, achei lindo. Eu namorei por quase dois anos, fui noiva por 1 ano e estava com casamento marcado para o dia 18/06, porém do dia pra noite meu ex-noivo terminou cmgo dizendo ter perdido a confiança em mim, por se sentir traído (devido a algumas compras que fiz), porém, com tudo marcado, igreja, clube, convites, ele terminou cmgo e nunca mais me procurou... Continuamos tendo contato até hoje, domingo fazem 3 meses, acabamos saindo para jantar semana passada e ficamos, mas não sei como agir o que esperar. Eu ainda o amo demais, sinto muita falta, sei que ele ainda gosta de mim e muito, mas não consigo entender as atitudes dele. E tudo isso me faz sofrer ainda mais...

Anônimo disse...

Poderia me mandar teu msn ou facebook? Gostaria de conversar com você, quem sabe podes me dar uma força nesse momento que estou vivendo.

Elaine Castro disse...

Olá, querida, pode me adcionar...
esse é o meu face! Mande uma msg por lá pra eu saber que é vc!
Bjs....
http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=100002075747485

Anônimo disse...

Eu achei tão lindo..
Me emocionei lendo este post. Porque aconteceu comigo, apesar deu não ter noivado..

Eu namorei por 1 ano e 5 meses.. E eu não orei pra começar o namoro, poque eu acha que, por ele ser obreiro da casa do Senhor, iria dar certo..E não isso que aconteceu..
Me decepcionei muito.. Eu amava ele e ele não me amava.. Sofri muito estando com ele, porque eu achava que ele ia voltar a me amar.. E não foi o que aconteceu.. Ele terminou comigo e duas semanas depois e ele já estava com outra menina..


Depois disso eu estou orando e esperando no Senhor, porque eu sei que no Seu tempo Ele me dará o melhor..

Beijinhos e A Paz do Senhor
A

Anônimo disse...

Paz a todos!
Muito, muito linda a sua história!
Tenho passado por momentos extremamente difíceis, estou namorando a 10 meses com um rapaz, ele é da mesma igreja q eu, o nosso namoro começou de forma bastante estranha, pois eu ñ queria namora-lo, ñ gostava dele, ele ñ tinha nada daquilo q eu pedi a Deus, eu orava muito pedindo a direção de Deus, e comecei a pensar q talvez ele fosse oq Deus queria pra mim, pois era muito querido e carinhoso, e acabei aceitando, e foram meses de verdadeira confusão em mim, pois no fundo não o amava, gostava de estar com ele mas, não amava, e depois de um tempo acostumei e acabamos começando a falar sobre noivado, e qdo decidimos q ia comprar as alianças começou a bater de novo em mim aquelas dúvidas pois, eu sempre focada nos estudos e ele, toda vez q eu falava em estudar ficava (fica) nervoso e disse q só terminaria os estudos qdo casassemos, e tbm oq me preocupava é q ele como servo de Deus, não costumava ler a bíblia, enfim, varias situações me deixavam aflita em relação ao meu futuro esposo...
Então coloquei novamente nas mãos de Deus, e ele falou comigo, disse q não era tempo de tomar tal decisão, q era melhor eu chorar agora q depois... Pensa como fiquei? Conversei com ele, e ele ficou extremamente triste, e até hj ñ falamos mais em noivado, mas estamos namorando, eu ja pensei em terminar varias vezes, mas me falta coragem, pois tenho medo do que pode acontecer com ele, e pedi a Deus q se não é da vontade dele q faça q termine naturalmente, ou q ele termine comigo, pq não tenho coragem.... Orem por mim se possivel!